O que eu acho sobre o Enem?

Olá minhas fieis leitoras do meu blog. Desculpe-me a demora de postar, mas eu tive alguns impedimentos na semana passada então não pude postar. Hoje irei falar sobre o ENEM e algumas coisas que eu penso sobre esse exame e passar algumas dicas para você se você for fazer o enem também.

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é um exame que avalia a capacidade dos alunos que estão a terminar o Ensino Fundamental. Através da nota obtida no Enem é possível ingressar em uma boa faculdade. Veja algumas características do Enem:

  1. Duração 2 dias
  2. 5 horas no primeiros Dia
  3. 5 horas e 30 minutos no segundo dia
  4. Quatro provas
  5. 45 questões cada uma
  6. Totalizando 180 questões de múltiplas escolhas
  7. Mais uma redação

Assuntos das provas:

  1. Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  2. Ciências Humanas e suas Tecnologias
  3. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
  4. Matemática e suas Tecnologias
  5. Redação

O Enem é uma prova diferente dos vestibulares tradicionais aplicados pelas próprias universidades, pois tem como característica a transdisciplinaridade. O conceito de transdiciplinaridade consiste em formular questões que dependem do uso de duas ou mais disciplinas aprendidas no ensino médio para obter sua resposta.  Muitas faculdades e universidades usam a nota do Enem em seus processos seletivos. Isso tem feito com que cada vez mais alunos participem anualmente da prova.

 

Faculdade e Enem

A nota do Enem pode ser usada para obter o certificado de conclusão do ensino médio, caso o participante tiver mais de 18 anos. Além disso, através da nota do Enem você pode obter vagas em faculdades.

Algumas faculdades aceitam a nota do enem como qualificação para ingressar, não necessitando fazer o vestibular. As regras variam de acordo com cada faculdade. Algumas exigem desempenho mínimo nas provas objetivas e na Redação, mas para outras basta não ter zerado no Exame.

Etiqueta-no-ENEM-2

Sisu: Seleção de Sistema Unificado, é um programa do governo que utiliza o resultado do enem como forma de ingresso em algumas faculdades públicas.

ProUni: Programa Universidade Para Todos é um programa do governo que concebe bolsas de estudos em faculdades privadas. O resultado do enem irá decidir se o participante ganha 50% por 100% da bolsa de estudo.

Fies: O Fies é um programa que permite financiar a mensalidade de faculdades privadas a juros baixos. Para participar do Fies você deve tiver 450 na média geral e não ter zerado na redação.

Como se preparar para o Enem?

Organize seu tempo: Uma coisa que nos é dada igualmente é o tempo, que o utiliza com sabedoria ficará à frente dos que gastam seu valioso tempo com futilidades. Porém organize seu tempo de estudo e seja produtivo no tempo determinado.

Informação: o Enem cobra assuntos da atualidade. Então fique sempre por dentro dos assuntos que são manchetes em jornais e revistas, pois esse conhecimento ajudará você a realizar a prova do Enem.

Descanse e relaxe: a maioria dos estudantes ficam tensos ao realizar a prova do enem e por isso acabam esquecendo o que estudaram afetando negativamente o resultado de seus exames. Portanto relaxe e confie em você, confie no que você estudou.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *