– Produzir Sua Própria Energia – Dicas para economizar energia

Olá minhas leitoras amadas? Tudo bem com vocês? Espero que estejam tudo bem! Hoje quero dar algumas dicas para vocês de como vocês podem economizar energia em casa e até mesmo produzir sua própria energia para o consumo de sua casa através de geradores de energia e placas solar.

Nós que somos mulheres sabemos mais sobre o impacto que a conta de luz tem no orçamento mensal de despesas da nossa casa, pois muitas das vezes as mulheres que ficam responsáveis pela organização das despesas das casas, porém isso está mudando e os papeis dentro de casa serão equilibrados.

Antes de falarmos em energia temos que saber como funciona o sistema de bandeira do Brasil. Veja abaixo como funciona o sistema de bandeiras do Brasil.

Sistema de Taxas com Brandeiras

2017-08-25_11_06_54_bandeira

No Brasil existem vários tipos de usinas de energia, mas a que mais predomina são as usinas hidrelétricas. Existem no Brasil taxas que são cobradas pelo consumo de energia elétrica em determinada época do ano. Essas taxas são representadas por bandeiras, temos a bandeira amarela, verde e vermelha, cada uma representa uma taxa. Na época que a produção de energia é mais difícil, as taxas são maiores. Veja abaixo:

Bandeira Verde: com os reservatórios cheios, os custos para gerar energia não aumentam e não há tarifa adicional. Não há custo adicional.

Bandeira Amarela: representa sinal de atenção, pois os reservatórios estão esvaziando e os custos de geração de energia aumentam. É cobrado 2 reais para cada 100 KWH consumidos

Bandeira Vermelha: se os reservatórios estão com pouca água é necessário economizar energia e acionar as termelétricas, o que encarece a produção. É cobrado 3,00 a 3,50  para cada 100 KWH consumidos.

Tipos de Geração de Energia

Para complementar o artigo, gostaria que você entendesse os principais meios que são gerados a anergia. Veja:

Energia Hidrelétrica: A Energia Hidrelétrica é proveniente da força da água, ou seja, uma enorme quantidade de água que alcança as turbinas, de elevada altura, o que faz com que a energia potencial seja transformada em energia mecânica.

Energia Eólica: A energia eólica é gerada por meio da força do vento, em que grandes aero-geradores ligados à turbinas ao serem alcançados pelo vento ligam o gerador elétrico, e dessa forma produz energia elétrica.

Energia Nuclear: A Energia Nuclear se produz através de uma reação chamada fissão.

Energia Solar: utiliza painéis solares para captação de energia a partir do Sol.

Dicas para economizar energia

economia de energia

Irá chegar um tempo que todos terão um gerador de energia em casa e não será mais necessário se preocupar com a questão de economizar energia, mas até lá devemos nos atentar para a economiza de energia em nossas residencias, veja algumas dicas para economia de energia:

Chuveiro: o chuveiro é um dos que mais colaboram para o aumento do preço da luz em nossa casa. Para economizar no chuveiro tome banhos de no máximo 10 minutos, evite banhos quentes em dias quentes e desligue sempre o chuveiro quando for ensaboar.

Geladeira: para economizar energia com a geladeira faça o degelo no tempo certo, Cheque se a borracha da porta está boa. Faça o teste do papel: prenda uma folha na porta. Se, ao ser puxada, ela sair com facilidade, é sinal de que a borracha precisa ser trocada.

Ferro de passar: Junte a maior quantidade de roupas possível para passá-las de uma só vez. Passe as roupas que precisam de menos calor por último, depois de desligar o ferro, aproveitando enquanto ele ainda está quente.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *